o prazer imediato
Infelizmente o consumismo vem sendo uma forma de aliviar angústias e não aceitação da minha realidade. Estou na luta para me livrar disso.
1/15/20262 min read


Acordo, penso em quais vestidos eu gostaria de comprar. Estou tomando café, qual sapato eu gostaria de ter? Estou lavando a louça e penso que uma bolsa preta nova ser legal. Vou tomar banho e penso que seria interessante ter um novo hidratante da nativa spa.
Uma das maiores dores da minha atualidade é o fato de nunca estar satisfeita com o que eu tenho, sempre querendo comprar mais. Não posso ser hipócrita, quando olho para o meu guarda-roupa sinto que realmente preciso de mais algumas peças porque em várias ocasiões, seja simples ou mais sofisticada, eu não tinha uma roupa adequada (ao meu ver).
Então, começo a pensar em uma lista infinita de itens que eu gostaria de ter e começo a pesquisar por esses itens até ver o preço e desanimar. Enquanto eu faço a busca, meu corpo entra no mix de animação , ansiedade e frustração porque sei que no final das contas, o meu carrinho traz itens que não serão comprados.
Hoje eu tenho a consciência e um autocontrole de não fazer compras quando eu realmente não posso pagar por aqueles itens mas, ir no centro da cidade tem sido o meu maior desafio. Estar cercada de lojas com roupas muito bonitas e ao mesmo tempo com preço fora da minha realidade consome tanto da minha energia que eu não consigo nem pensar direito.
Pesquisando um pouco em algum embasamento teórico que justifique esse meu comportamento, a psicanálise aponta isso como um o mecanismo de defesa na qual eu tento proporcionar a mim mesma coisas que não me foram proporcionadas antes.
Autoconhecimento é tão bom! Eu sei bem que durante a fase em que eu me descobri como mulher feminina, folgou nenhum direcionamento me foi dado em relação ao amor próprio, cuidado próprio, beleza, vaidade… Isso hoje faz com que eu queira tudo, sem pensar, apenas comprando para tampar aquele buraco que não vai ser fechado se enchendo de dívidas.
Me proponho a fazer desafios e me dar recompensas porque eu acho que vai ser a única forma de eu consegui ter as coisas dentro de uma ação coerente e possível.
Enquanto escrevo isso, me vem a cabeça um vestido branco, com flores em aquarela, lindíssimo. Como dói não consegui viver o meu dia sem pensar em comprar coisas que eu não posso ter nesse momento.
Contato
Fique à vontade para me enviar mensagens. Sou boa de ouvidos! (e de leitura rs).
numpedacodepapel@gmail.com
© 2025. All rights reserved.